quarta-feira, 26 de abril de 2023

Em Brasília, Daniel Jackson confirma que está a disposição do governo para disputar a prefeitura de Parnaíba


 

O presidente da câmara municipal de Parnaíba, vereador Daniel Jackson (Solidariedade), confirmou à Bolha, que colocou seu nome à disposição do grupo político que ele faz parte, para fortalecer uma pré-candidatura à prefeitura de Parnaíba.


Para isso acontecer, diálogos importantes foram feitos entre Daniel e o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), que é vice-presidente da assembleia legislativa do Piauí, e aliado de primeira hora do governo.


Está nos planos do governo do Piauí, fortalecer durante o período de pré-campanha nomes de políticos aliados que possam enfrentar a disputa para sucessão de Parnaíba.


“A hora de discutir a pré-campanha é agora, a cada dia que passa os parnaibanos cobram por novas lideranças, que possam se aliar cada vez mais aos interesses da população que mais precisa de um bom governo. Governo que faça com que os problemas que existem, sejam reduzidos, e que todos possam ter uma realidade melhor” comentou Daniel ao confirmar sua disponibilidade.


Nesta semana, o presidente da câmara participa da marcha dos vereadores do Brasil, em Brasília – DF. Ao lado de outros vereadores Daniel Jackson visitou os representantes do Piauí no congresso nacional.


“Estivemos com os deputados Flávio Nogueira, Florentino e com o relator do orçamento, senador Marcelo Castro que é piauiense. Nosso interesse é colocar na mesa as prioridade de nossa Parnaíba para os nossos representantes em Brasília” destacou Jackson.   

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Custa caro ao prefeito manter a crise na educação de Parnaíba


 

 

O prefeito Mão Santa (União Brasil), está pagando um preço altíssimo politicamente, ao não dar ouvidos aos servidores, a maioria dos vereadores da oposição e de sua própria base, quando o assunto é a educação de Parnaíba.


A crise que se instalou na secretaria de educação, se aproxima dos 50 dias, e está indo cada vez mais, de mal a pior.


Nos principais veículos de comunicação do Piauí, os escândalos ganham destaque e expõem uma educação que em nada se parece a da propaganda oficial da prefeitura.


Em 30 dias nomes de diretores escolares sem formação surgiram em uma lista que demorou 1 ano para chegar na câmara municipal. Na mesma lista constava o nome de uma falecida. O documento foi assinado pela secretária Fátima Silveira, de quem os vereadores exigiam explicações para o descumprimento da Lei 3. 660 sancionada pelo chefe dela, o prefeito Mão Santa.


Fátima Silveira é indicação da vereadora Neta Castelo Branco (União Brasil), vereadora que detém a maior parte das indicações na estrutura do poder executivo.


No mesmo período dos escândalos envolvendo a lista com gente falecida, greves foram deflagradas, exigindo pagamentos de gratificações e contra o assédio moral.


Servidores denunciaram em praça pública que estavam sendo assediados pela secretária Fátima Silveira.


Uma servidora da secretaria enviou também durante o período, um áudio em que a própria secretária diz “Eu faço que nem o Mão Santa, você pergunta pra ele uma coisa e ele responde outra” disse Silveira referindo-se às perguntas feitas pelos vereadores, na ocasião em que ela foi convocada para prestar esclarecimentos sobre outras denúncias.


Na semana passada, o vereador Carlson Pessoa (União Brasil), disse que foi procurado por uma mãe de um estudante da rede de ensino municipal, que se queixava da falta de um profissional que acompanhasse o filho na sala de aula. O filho desta mãe segundo o vereador, tem o diagnóstico de autismo.


“Imaginem o que a secretária de educação teve a coragem de dizer (...) ainda bem que na minha família não tem esse problema” relatou o vereador.


Não bastasse todos esses escândalos. Hoje (24), a frente da secretaria municipal de educação foi ocupada por outras mães de alunos, que protestaram contra a exoneração de uma diretora escolar, o que elas chamaram de “perseguição”.


De todas as pautas, apenas o pagamento da gratificação foi assinado, e deve começar a ser pago a partir de maio. Nas palavras de Mão Santa “dinheiro tem”.


Quanto ao outro preço de manter o ego político de aliados, esse pode sair mais caro, e o tempo dirá.  

 

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Fátima Silveira será notificada pela Câmara por descumprir prazo estabelecido na Lei Orgânica do Município

Fátima Silveira secretária de educação de Parnaíba / Foto: Prefeitura de Parnaíba

 

Ao cobrar respostas da prefeitura de Parnaíba sobre a realização de concurso público para a guarda municipal, a vereadora Fátima Carmino (PT), lembrou que já expirou também o prazo de espera para retificação da lista com os nomes de diretores escolares da rede municipal.


Em sua fala no grande expediente da sessão ordinária de terça-feira (18), a vereadora lembrou do episódio em que a secretaria de educação enviou para a câmara após 1 ano de espera, uma lista em que constavam nomes de diretores escolares sem formação acadêmica, e uma que já faleceu, o que contraria a Lei 3. 660 sancionada em novembro de 2021 pelo prefeito Mão Santa (União Brasil).


A Lei é clara quando diz que para ocupar o cargo de diretor escolar, o servidor precisa apresentar documentos que comprovem sua formação acadêmica. Na lista enviada para a câmara com a assinatura da secretária Fátima Silveira, há pelo menos 7 que não atendem esse requisito.


“Nós cobramos a retificação desta lista há quase um mês, e até agora a secretaria não enviou para essa casa a lista retificada (...) diante disso, estou cobrando aqui à presidência da câmara para que notifique a secretária como pede a Lei Orgânica” disse Fátima Carmino.


A notificação que a vereadora se refere está no artigo 20º da Lei Orgânica, que diz: § 1º É fixado em 15 (quinze) dias, prorrogáveis por igual período, desde que solicitado e

devidamente justificado, o prazo para que os responsáveis pelos órgãos da administração direta e

indireta do Município atendam a convocação aprovada em Plenário, prestem os esclarecimento e

encaminhem os documentos requisitados pela Câmara Municipal, na forma desta Lei Orgânica.

§ 2º O não atendimento ao prazo estipulado no § 1º deste artigo, sem a devida justa causa,

bem como o fornecimento de documentos ou informações falsas, obrigará o Presidente da Câmara

Municipal a requerer ao Poder Judiciário o cumprimento das normas contidas nesta Lei Orgânica,

sujeitando o responsável à apuração pela Câmara Municipal, por infração político-administrativa,

de acordo com o art. 4º, do Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, e posteriores alterações


Diante da cobrança, o presidente da câmara vereador Daniel Jackson (Solidariedade), lembrou que o prazo que assegura mais quinze dias não foi solicitado, e que enviará a notificação à secretária Fátima Silveira, que pode responder na esfera judicial, por incorrer em crime de responsabilidade.


Nosso jornalismo tentou contato com a secretaria de educação, mas até o momento não tivemos respostas.

terça-feira, 18 de abril de 2023

Ricardo Veras confirma sua pré-candidatura à prefeito de Parnaíba, e promete manter acertos de ex--gestores


 

A entrevista que o vereador Ricardo Veras (Republicanos), concedeu na semana passada à Rádio Liderança 95,1 FM repercutiu no meio político, e reforçou o que ele já vinha dizendo sobre sua pré-candidatura à prefeito de Parnaíba.


Há duas semanas o vereador Ricardo Veras recebeu oficialmente o convite do presidente estadual do PSD, deputado federal Júlio César (PSD-PI) para retornar ao partido como membro. O convite foi feito na presença do deputado estadual Georgiano e da senadora Jussara (PSD-PI).


Sobre esse convite o vereador confirmou que retornará ao partido em breve, na oportunidade ele ouviu da cúpula do PSD que contará com todo o apoio do partido para encarar o desafio de disputar a prefeitura mais importante do estado, depois da capital.


Na entrevista à Liderança, Ricardo disse que está pronto para discutir Parnaíba com os temas que não podem ser deixados de lado.


“A gente que anda nos bairros, costuma ver famílias passando fome e isso acontece por falta de oportunidades, nós vamos mudar essa realidade” disse Ricardo.


O vereador está em seu terceiro mandato, e na eleição de 2020 foi o 2º mais votado entre os 17. Ricardo Veras disse ainda que vai priorizar pautas urgentes que não têm tido a devida importância dos últimos prefeitos, como concurso público, o aumento de equipes que façam a saúde pública ser motivo de orgulho para os parnaibanos, além de reduzir o déficit do IPMP (Instituto de Previdência Municipal de Parnaíba).


“E uma coisa importante, tudo o que deu certo dos gestores que passaram será mantido em um eventual governo comandado por mim” finalizou Ricardo.

Parnaíba tem novo secretário de saúde, Paulo Careca é o quinto secretário da pasta no governo Mão Santa


 

O prefeito Mão Santa (União Brasil), nomeou na sexta-feira (14), o novo secretário de saúde de Parnaíba, Paulo José dos Santos Araújo. Ele é o 5º titular da pasta durante os dois mandatos do prefeito de Parnaíba.

A posse do novo secretário aconteceu na segunda-feira (17), na sede da secretaria de saúde, e se deu em forma de visita técnica, onde o secretário visitou cada setor ligado à saúde cumprimentando e conhecendo cada servidor.


Paulo Careca como também é conhecido, substitui o médico Nivardo que havia sido nomeado em janeiro deste ano pelo prefeito. Após 4 meses Nivardo pediu exoneração do cargo.


O novo secretário tem em seu currículo experiências consideráveis na área, ele já foi diretor do HEDA (Hospital Estadual Dirceu Arcoverde) na gestão do ex-governador Wilson Martins em 2011. Paulo também comandou a superintendência da urgência e emergência de Parnaíba, cargo que deixou para assumir a secretaria de saúde.


Na câmara municipal, vereadores parabenizaram o novo secretário e o desejaram sorte.


“Parabenizo e torço para que lhe deem condições de trabalho” disse Carlson Pessoa (União Brasil).


O vereador Irmão Marquinhos (União Brasil), usou do grande expediente para cobrar do novo secretário, a contratação de um profissional neuropediatra. Segundo o vereador não há nenhum médico com esta especialidade que ofereça atendimento gratuito à população nos postos de saúde.


“É inadmissível que uma cidade como Parnaíba não tenha um neuropediatra” comentou o vereador.


Procurado por nossa reportagem, o novo secretário disse que está tomando conhecimento da realidade da saúde, e que irá tomar providências o mais rápido possível.