sexta-feira, 31 de março de 2023

Gustavo Lima afirma ser o pré-candidato da base de Mão Santa "estamos fazendo um trabalho de formiguinha"


 

Foi durante uma entrevista à Rádio Cidade FM de Parnaíba, que o ex-vereador Gustavo Lima admitiu que é um pré-candidato à prefeitura de Parnaíba.


Gustavo Lima que já presidiu o poder legislativo de Parnaíba, foi candidato em 2020 a uma das 17 vagas da câmara, mas por uma regra de equação de votos Gustavo mesmo obtendo expressiva votação, ficou de fora. De lá pra cá Gustavo tem dedicado sua vida pública à secretaria de transporte, trânsito e articulação com as forças de segurança, onde exerce a função de superintendente na pasta.


Ao ser questionado sobre os motivos que justificam sua eventual candidatura ao cargo de prefeito, Gustavo Lima disse que ao longo dos anos, ele e o pai Zé Lima que também foi vereador, prestaram serviços importantes para os parnaibanos, tanto que foram eleitos e reeleitos por diversas vezes.


Lima disse que vem mantendo um trabalho de articulação política com várias lideranças em Parnaíba, ele deu o nome de “trabalho de formiguinha”, explicando que não é de hoje que começou a fazer política.


Em recente diálogo com a deputada estadual Gracinha Mão Santa (Progressistas), o ex-vereador disse recebeu sinal positivo para que houvesse a articulação que ele vem fazendo em favor de seu nome.


“Nós vamos convencer com um trabalho responsável, que o nosso nome é o mais viável na base do prefeito Mão Santa para vencer as eleições” comentou Gustavo.

 

segunda-feira, 13 de março de 2023

Enquanto Mão Santa anunciava mais obras, vereador questionou conclusão de ponte, e denunciou atraso de salários


 

Após um ano de anúncio para o início das obras da ponte da beira rio em Parnaíba, pouco se avançou dentro do cronograma previsto.


Durante a sessão de segunda-feira (13), na Câmara Municipal de Parnaíba, o vereador André Neves (Republicanos), cobrou respostas da prefeitura, sobre os prazos de conclusão que já ultrapassaram o limite anunciado, e denunciou o que ouviu de trabalhadores no canteiro de obras.


No requerimento que apresentou, e que será encaminhado ao prefeito Mão Santa (União Brasil), o vereador citou que a prefeitura de Parnaíba havia prometido entregar a primeira etapa da obra da ponte, em dezembro do ano passado. O que não aconteceu.



“O que piora a situação é a falta de transparência da obra, e de comunicação. Já se passaram três meses de dezembro pra cá. Nenhum dos nossos questionamentos estão sendo respondidos pela prefeitura” disse.


André Neves disse também, que dos seis trabalhadores que encontrou no canteiro de obras, alguns se queixaram de atraso de salários.


“Eles relataram, que chegou a faltar até material para tocar a obra” comentou o vereador.


A obra da ponte da beira rio, foi anunciada em fevereiro do ano passado pelo então senador Elmano Férrer (PP-PI). O valor dos recursos assegurados pelo então senador era de R$ 17 Milhões. No canteiro de obras, apenas as bases da ponte foram erguidas.


O requerimento do vereador André Neves, foi aprovado no mesmo dia em que o prefeito Mão Santa, anunciava mais obras da prefeitura. Durante uma solenidade em seu gabinete, Mão Santa assinou a autorização da urbanização da orla da praia da pedra do sal e a construção de um “shopping do camelô”.

 

quinta-feira, 2 de março de 2023

Caos no Trânsito: Prefeitura de Parnaíba rompe contrato com empresa e não tem prazos para resolver sinalização semafórica


 

Por meio de nota a prefeitura de Parnaíba se manifestou, após três dias de silêncio, com relação ao problema da sinalização semafórica, entre as avenidas Governador Chagas Rodrigues e São Sebastião, região central da cidade.


No comunicado, a prefeitura culpa as oscilações de energia elétrica, como a causa da pane que resultou na queima de peças dos semáforos. Sem se comprometer com prazos, informaram que estão providenciando peças fora do estado do Piauí, e que os semáforos podem ficar sem funcionar por dias.


O problema pode ser bem mais difícil de ser solucionado a curto prazo, do que se imagina. É que no dia 22 de fevereiro, a própria prefeitura reincidiu o contrato que mantinha com a empresa responsável pela manutenção dos semáforos.



Ao romper o contrato com a empresa Circulando Comunicação Projetos e Engenharia LTDA, que cuidava da sinalização, a prefeitura assumiu o risco de ter o problema que agora veio à tona. Não houve substituição por outra prestadora de serviço da mesma área.  


A empresa citada, é ligada ao atual presidente do Parnahyba Sport Club, Eureliano Barros. Que durante a campanha eleitoral do ano passado, se desligou da coordenação de campanha da então candidata Gracinha Mão Santa (Progressistas), filha do prefeito Mão Santa (União Brasil).


Desde o afastamento do empresário e da deputada, a prefeitura já protagonizou alguns episódios, que sinalizam uma guerra entre o município e o time. A doação de uma rua que logo em seguida, a prefeitura quis de volta, repasses de verbas para o time questionados pela diretoria e críticas públicas feitas contra o atual presidente.

 

quarta-feira, 1 de março de 2023

"Escolhido" de Mão Santa pode ser substituído para a sucessão em 2024


 

Aliados do prefeito Mão Santa (União Brasil), afirmam à reportagem da Bolha, que há um ano da disputa eleitoral em Parnaíba, o grupo político já teria escolhido o nome da sucessão.


A eleição municipal de 2024, é considerada a mais importante da história política de Parnaíba, até aqui. E representa um marco na carreira de Mão Santa. A população vai ter que fazer uma escolha entre o nome que Mão Santa apoiar, o retorno do PT  e o nome novo que também pode surgir.


Mas diferente do que muitos acreditam, e que convivem no gabinete da FIEPI (Federação das Indústrias do Piauí), onde despacha diariamente o prefeito de Parnaíba, o nome não é o do atual secretário imediato João Carlos Guimarães.


Apesar da dedicação ao prefeito, o jornalista João Carlos Guimarães, poderia configurar uma possível vaga na chapa apoiada por Mão Santa, mas como vice. É que o plano do prefeito, seria indicar o secretário de finanças Gil Borges, até que a filha Gracinha possa vir como candidata a prefeita em 2028, já que a Lei não permite que parentes como filhos e a esposa do atual gestor sejam candidatos na próxima eleição.


Gil Borges, está na pasta que controla todo o orçamento de Parnaíba, foi nele que o prefeito e a filha Gracinha depositaram total confiança, desde que Mão Santa chegou ao poder executivo em 2017.


“O Gil não teria pretensão alguma de ser independente, caso chegue ao cargo de prefeito, a amizade dele com o Mão Santa pode ser comparada ao do Valdir Aragão. Ele assumiria enquanto a Gracinha retornava da assembleia para ser a candidata à prefeita” disse a fonte.


Com essas declarações, o grupo político de Mão Santa pisa em um solo cada vez mais inconsistente. Os dois últimos vices dos atual prefeito, são figurativos, houve rompimento com cada um deles no primeiro ano de mandato.


O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB), se aproximou politicamente do grupo de Mão Santa, e já admitiu publicamente, que pode ser um candidato no próximo ano, com o apoio do prefeito.


Mas até agora, esse cenário tem o status de especulação, já que o deputado mantém relação política com o governador Rafael Fonteles (PT), integrando sua base na assembleia legislativa.


Deste modo, encontrar confiança nos acordos que foram feitos até agora com o governo de Mão Santa e outros políticos, é uma incerteza grande, e requer de cada um dos envolvidos, sorte no amanhã.