sábado, 14 de janeiro de 2023

Aliado do governo, vereador Zé Filho Caxingó perde indicação para Florentino em Parnaíba

 


Aliado do governador Rafael Fonteles (PT), o vereador de Parnaíba Zé Filho Caxingó (PL), foi surpreendido com a perda de espaço no governo que ele ajudou a eleger.


Durante a campanha eleitoral de 2022 Zé Filho foi incansável defensor da continuidade do governo petista no Piauí. Ele agregou o voto de pelo menos outros dois vereadores, que passaram a apoiar o nome de Rafael. Além de Rafael para governador, Zé Filho Caxingó manifestou apoio à reeleição do deputado estadual Dr. Hélio (MDB), e do deputado federal Florentino Neto (PT), de onde veio a surpresa.


É que a indicação para a direção do Hospital Colônia do Carpina em Parnaíba, era do vereador Zé Filho Caxingó. Ele perdeu a indicação para Florentino que indicou Marisa Correia para o cargo.



Procurado pela Bolha, o vereador confirmou que perdeu a indicação do hospital, mas que não recebeu qualquer comunicação oficial do grupo político, que ele faz parte.


“Eu ainda aguardo uma posição do governo, já que até aqui não recebi qualquer comunicação sobre essa mudança” disse o vereador.



Zé Filho Caxingó exerce na câmara municipal de Parnaíba, o papel de líder da oposição, ele foi empossado no início deste ano como o 2º secretário da mesa diretora. Até hoje, os embates travados no plenário da câmara, deram ao vereador o protagonismo de ser o autor de denúncias, contra o mau funcionamento dos órgãos públicos ligados à prefeitura.


Foi também o vereador Zé Filho o autor da homenagem ao governador Rafael Fonteles que recebeu o título de cidadão parnaibano no ano passado.

Ex-vereador Gustavo Lima disse que vai disponibilizar seu nome com ou sem apoio de Mão Santa


 

O ex-vereador e presidente da câmara municipal de Parnaíba, Gustavo Lima disse que vai disponibilizar seu nome para uma candidatura à prefeito em 2024.


Ao observar que o grupo político que ele hoje faz parte, o do prefeito Mão Santa (UNIÃO), não vem dando importância às articulações sobre um sucessor, Gustavo resolveu oferecer seu nome.


“Já falei com a Gracinha que independente deles apoiarem ou não, o meu nome vai estar a disposição” disse Gustavo Lima.


Ao fazer essa observação, o ex-vereador comentou que enquanto isso o PT (Partido dos Trabalhadores), vem trabalhando o nome de Flaviana Veras, mulher do deputado federal diplomado Florentino Neto (PT), que já foi prefeito de Parnaíba.


“Por lá, o PT vai acabar escolhendo apoiar a Flaviana, eles não vão apoiar nenhum nome ligado ao Hélio. Penso que nessa discussão o governador vai se esquivar, e isso pode provocar um racha no grupo. Se o grupo do Mão Santa deixar pra discutir isso na última hora, pode ser tarde” comentou Lima.

 

Dr. Hélio confirma diálogo com Gracinha sobre eleições de 2024


 

A deputada estadual diplomada Gracinha Mão Santa (Progressistas), visitou a sede da assembleia legislativa do Piauí nesta semana. Gracinha esteve em vários gabinetes, mas um deles chamou atenção o do também deputado estadual Dr. Hélio (MDB).


Antes mesmo desta visita acontecer, alguns integrantes do governo Mão Santa (UNIÃO), já comentavam sobre uma reunião que estava prevista para acontecer entre Gracinha e Dr. Hélio.


Na pauta, uma provável aliança entre os dois deputados, que resultasse na indicação de nomes que pudessem compor uma chapa majoritária, para a disputa das eleições municipais em 2024.


Procurado por nossa reportagem, o deputado Dr. Hélio confirmou o encontro, e também o teor da conversa que teve com Gracinha.


“Estamos com um bom diálogo, e tratando sobre 2024. Assim como trabalharmos como deputados por ações no nosso litoral” disse Dr. Hélio.


Vale lembrar que em 2020, Dr. Hélio foi candidato à prefeito de Parnaíba, e ficou em segundo lugar. Sua candidatura era opção para o eleitor que não votou em Mão Santa. A aproximação de Dr. Hélio e Gracinha inaugura um novo cenário político para a região norte do estado, e possui vários significados, já que Hélio é aliado do governador Rafael Fonteles (PT), e Gracinha é opositora.


Os próximos passos dessa aliança política, vão depender de como o cenário vai se apresentar, sobretudo, entre os aliados.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Mão Santa exonera a enfermeira Leidiane Pio e anuncia médico para lhe substituir na secretaria de saúde de Parnaíba


 

Integrantes do gabinete do prefeito de Parnaíba Mão Santa (União Brasil), anunciaram a saída de Leidiane Pio da secretaria de saúde. Em seu lugar, vai assumir o médico Antônio Nivardo Vieira que foi confirmado pela equipe do prefeito.



A decisão de exonerar Leidiane Pio do cargo, vem sendo adiada há alguns meses, e para evitar um desgaste político durante a campanha eleitoral do ano passado, o gabinete resolveu fazer a mudança no início do ano, quando muitos cargos de confiança tiveram baixa por causa da virada de ano.  


Em nota a prefeitura fez um convite para a posse do novo secretário de saúde, no gabinete do prefeito. O ato foi marcado para as 11 horas da manhã de quinta-feira (05).


Outras mudanças também devem ser anunciadas no primeiro escalão do governo Mão Santa. nos bastidores citam o nome do atual secretário de governo, o advogado Lisandro Ayres. A saída dele não se sabe será de forma remanejada ou em definitivo, como aconteceu com o ex-secretário Fábio Barros, aliada histórico de Mão Santa, e que após divulgações de áudios em redes sociais, onde ele fez ameaças ao governo, coincidiram com sua exoneração.

Empresa anuncia fim de atividades nos tabuleiros litorâneos e deve mandar embora 250 trabalhadores


 

A Bolha apurou que a empresa Agrícola Formosa anunciou hoje (04), o encerramento de suas atividades em Parnaíba.


A empresa que tem escritório situado nos tabuleiros litorâneos em Parnaíba, emprega só no município mais de 250 trabalhadores, gerando também cerca de 350 empregos indiretos. Nos tabuleiros litorâneos eram plantadas frutas orgânicas como banana, abacaxi e melão.


No início das atividades em Parnaíba, a produção era escoada para outros estados brasileiros, uma pequena parte ficava no mercado local.


Ao todo mais de 9 mil colaboradores fazem parte da empresa que tem sede nacional na divisa dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. A empresa de capital nacional fundada em 1995 é responsável por quase 30% das exportações de frutas no país.


Nossa reportagem procurou o gerente do DITALPI para falar sobre o assunto, José Clarindo disse que haverá uma coletiva de imprensa para tratar sobre o assunto, mas adiantou que os responsáveis pela empresa alegaram falta de incentivo, associado aos altos custos de produção e escoamento de seus produtos.


Também tentamos ouvir os representantes da empresa em Parnaíba, mas até o fechamento da reportagem não obtivemos retorno.

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Daniel Jackson é o novo presidente da câmara municipal de Parnaíba


 

Foi empossada durante sessão solene realizada na noite de segunda-feira (02), a nova mesa diretora da câmara municipal de Parnaíba para o biênio 2023/2024.


A solenidade foi presidida inicialmente pelo vereador Carlson Pessoa (União), que presidiu a câmara nos últimos dois anos. E foi prestigiada por simpatizantes e parentes dos vereadores, o deputado estadual Hélio Oliveira (MDB), também esteve presente. Carlson deu posse ao novo presidente e seus membros.




Durante seu discurso, o ex-presidente destacou avanços que foram feitos durante a sua gestão, citou as transmissões via redes sociais da câmara de todas as sessões realizadas durante a pandemia, quando frequentar o plenário estava proibido por força de decreto estadual.



Carlson também falou das dificuldades que teve no início para equilibrar o orçamento da casa, disse que os méritos foram de sua equipe.


O principal avanço, segundo o ex-presidente, foi a conclusão do regimento interno da câmara, e a lei orgânica, que classificou como “nossa constituição”.


“Esse regimento, é referência, sendo copiado hoje por outras câmaras da região e de outros estados. E teve a participação de cada um dos vereadores que estão aqui” disse Pessoa.


Após os cumprimentos de todos os vereadores, foi a vez do agora, presidente da câmara Daniel Jackson (Solidariedade), usar a palavra na tribuna.


Daniel destacou sua trajetória política desde os movimentos religiosos, sua passagem pela câmara em 2014 como suplente de vereador pelo PTC, até a ampliação de sua votação de um mandato para o outro.



“O filho de um servidor público, e de uma dona de casa, negro, sem relações com empresários, e um político não tradicional, chegou na presidência do poder legislativo” comentou.


Daniel Jackson é 35º presidente do legislativo parnaibano, professor de educação física e advogado, é também o terceiro homem negro a ocupar o cargo ao longo da história de Parnaíba. Os outros dois foram Paulo Evangelista e Zé Lima.


O novo presidente defendeu a continuidade de tudo o que deu certo na gestão que o antecedeu, e disse que vai buscar mais avanços, sem deixar de assegurar a independência do poder legislativo.


Por falar em independência, Daniel Jackson e outros 11 vereadores estão na oposição ao governo do prefeito Mão Santa (União), ao todo a câmara tem 17 vereadores.


Ao finalizar seu discurso, o presidente disse que embora a maioria dos vereadores não faça parte do governo Mão Santa, todo diálogo necessário para a harmonia entre os poderes será oferecido pela câmara.


Afirmou que as matérias que serão discutidas e aprovadas, contarão com a sensibilidade de todos, para decidir o que é melhor para os parnaibanos.